Reclamação dum jornal à PT
Internet a falhar: PT ou Telepac ?
Região Sul e Leitores prejudicados
Desde há cerca de seis meses que se vêem registando cortes no acesso à internet, (Telepac de que a empresa Região Sul é cliente) nomeadamente desde que a rede evoluiu para “Banda Larga”. Várias reclamações têm sido apresentadas tanto à Telepac como à PT, ambas pertencentes ao grupo PT.com, mas o problema persiste. A razão de ser desta notícia é o desespero de quem quer trabalhar e não pode e a estabilidade de uma empresa posta em causa. Exemplo: na segunda-feira o acesso à internet falhou mais uma vez - um dia inteiro sem Net, um dia inteiro sem que o DiariOnline do Algarve tenha sido actualizado para informar devidamente os seus leitores, e em que este jornal teve que seguir parar a gráfica via e-mail de um vizinho! Isto no ano 2006 num país da União Europeia... Das reclamações junto da PT e da Telepac resultou que novas conexões foram criadas, um técnico da PT esteve no cliente e substituiu o equipamento, no POP de Loulé verificaram a linha telefónica (está boa ?), mas... tudo volta a falhar cerca de uma semana depois, e após alguns pequenos cortes em todos os dias! Nova reclamação. Vamos ter que esperar entre 3 e 7 dias (informam). Daqui lançamos o apelo ...pode ser que alguém em Marte nos oiça e resolva isto!
Nota: no momento em que este artigo foi escrito (madrugada de terça-feira) a internet na Redacção do Região Sul continuava a ser uma miragem.
Link: http://www.regiao-sul.pt/noticias/noticia.php?id=63438

2 Comments:
Na bela tarde de terça-feira, dia 11, por volta das 17h50 enviei a seguinte resposta.
Quando ia no carro arrependi-me de ter enviado a resposta, mas depois dela ter ido já não havia nada a fazer.
Mas o único motivo pelo qual enviei a resposta foi por o Sr. Jornalista ter criticado directamente o meu trabalho e eu limitei-me a contestar o trabalho dele, pois falou sem saber e mostrou como se faz, por vezes, jornalismo em Portugal.
Mas aqui vai a resposta:
Caro amigo,
Não sou um leitor do seu jornal, aliás só leio jornais de qualidade e como deve ter deduzido não considero o seu jornal como sendo de qualidade.
Mas abri uma excepção e li a sua reclamação quanto à qualidade dos serviços da PT, felizmente que como o povo diz "vozes de burro não chegam ao céu".
De notar, que discordo em absoluto com o que está escrito e resumo-o em alguns pontos:
1. A rede "banda larga" existe à muito mais tempo que os referidos 6 meses. Tenho pena que não tenha aproveitado desde o início as vantagens do ADSL.
2. "Um dia sem acesso à internet" foi um alivío para os seus leitores que puderam descansar de tanta barbaridade. Como esta notícia é prova.
3. O que entende como "novas conexões foram criadas". Novas linhas foram criadas?
4. Escreveu "técnico da PT esteve no cliente e substituiu o equipamento". Fantástico. Em qual empresa isto acontece? Em poucas. tenho tido alguns problemas no meu telemóvel e a empresa à qual tenho contrato (Optimus) não me dá um novo. e todos os meses pago uma factura de 400 euros.
5. Continuou com as barbaridades: "POP de Loulé". O que é o POP? Eu não sei o que é o POP e penso que as pessoas que lêem o seu jornal também não saberão. O sr. sabe o que é?
6. Não é preciso ir a Marte para vos atenderem. Basta ser cordial!
Sou cliente da PT (no serviço fixo de telefone) e Telepac. Também tenho os meus problemas o que digo-lhe que são problemas menores, comparados por exemplo, com um carro que comprei e que desde o início me dei problemas e nuna ninguém me deu um novo. Cada revisão anual fica à volta de 400 euros e qual o retorno da marca: ZERO!
Aguardo as suas respostas para me elucidar sobre os pontos que eu e a maioria dos seus leitores não entendemos.
E falta-me falar no rigor jornalistico, ou da falta deste, (como é o caso dos "POP", "novas conexões foram criadas"). Não fez o trabalho de casa e verificar antecipadamente o que isto era ou se faz algum sentido. A mim não me faz.
Com os melhores cumprimentos,
MM
Também escrevi qualquer coisa aos srs. Aqui vai o que saiu: "Como estudante de informática, ao mesmo tempo trabalhador na área da informática, utilizador frequente da Internet e leitor casual do região-sul gostaria de informar-vos esta “notícia” pareceu-me um pouco confusa, penso mesmo que atribuir a este texto a classificação de notícia é estar a ser muito generoso.
Percebi a parte inicial pois está bastante clara, no entanto fiquei completamente baralhado com o 4º parágrafo onde o Sr. escreve:
“Das reclamações junto da PT e da Telepac resultou que novas conexões foram criadas, um técnico da PT esteve no cliente e substituiu o equipamento, no POP de Loulé verificaram a linha telefónica (está boa ?), mas... tudo volta a falhar cerca de uma semana depois, e após alguns pequenos cortes em todos os dias!”
Que tipo de conexões novas foram criadas? Substituíram-vos as tomadas ou deram-vos novos users de acesso?
Para mim uma conexão pode ter dois níveis, físico e lógico conforme se trate respectivamente de uma tomada ou da ligação à Internet quando coloco o meu nome de utilizador e palavra-passe. O texto não está claro. Foi propositado ou apenas um lapso?
De seguida substituíram-vos o modem? O antigo estava avariado? Que tipo de avaria tinha o modem? Ou o equipamento é o computador?
O que querem dizer com POP de Loulé? A central telefónica?
Para mim um “Servidor POP” é um servidor de correio electrónico, ou seja, o computador na Internet onde são guardadas as mensagens de correio electrónico. Ensinaram-me que uma rede funciona por camadas.
O fio do telefone pertence à camada física e as páginas de Internet estão na camada oposta, ou seja na camada da aplicação. Quer isto dizer que: Se o fio estiver desligado, de certeza que não vai ver nenhuma página, no entanto, se o fio estiver ligado, pode ainda não ver páginas se, por exemplo, qualquer protocolo de comunicação da rede estiver a falhar (fio ligado mas não consegue fazer a ligação), tratar-se-ía neste caso de uma falha na camada de transporte ou de sessão conforme o protocolo utilizado. Mesmo sem falhas nas camadas anteriores, poderá continuar sem ver páginas se, com o fio ligado, conseguir ligar a Internet mas, por azar do destino não conseguir abrir o “Browser”. Neste caso a camada que está a falhar é a camada da aplicação.
Escrever “no POP de Loulé verificaram a linha telefónica (está boa ?)” para mim é uma falta enorme de rigor.
Não quero com esta descrição detalhada estar a dizer que era vossa responsabilidade saberem como funciona a rede mas quando se escreve um texto ao qual pretendemos dar a classificação de notícia e nele utilizamos abreviaturas, mandam as regras que se explique o que significam as mesmas abreviaturas.
Outra coisa que sinceramente me faz confusão e não entendo é como é que um jornal que, por ter uma edição online tem uma necessidade de ter uma ligação fiável, não estabelece um contrato com um período de assistência mais breve?! Digo isto porque dou assistência em algumas empresas, todas elas com uma tolerância maior ou igual a quaisquer quebras do serviço e algumas delas têm serviços com tempos de assistência de poucas horas, que até hoje foram sempre cumpridos quando houve problemas. 3 a 7 dias é o período de assistência da minha ligação em casa... Que só uso esporadicamente!
A titulo de exemplo. Já tive uma ligação do Clix. O modem avariou-se e tive de comprar outro. Desisti. Ninguém o quis trocar, tive azar.
Por outro lado numa das empresas onde dou assistência, aquela onde existe mais necessidade da Internet por se tratar de um Hotel que recebe constantemente pedidos de reserva, alem de o tempo máximo de assistência ser de poucas horas, o técnico da PT que lá for até o computador troca se for o caso.
Uma semana mais tarde voltaram a ter problemas. O problema já foi resolvido? Voltou a ser o modem, foi o computador? ou desta vez foi outro problema?
Cumprimentos e por favor sejam mais rigorosos nos vossos textos pois este foi uma grande desilusão.
Joaquim
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