SALA 132A

Uma sala de trabalho. Tanta vez a porta se abre, tantas ideias são espalhadas e outras esquecidas. Problemas que se resolvem e outros tantos adiados, uns por alguns momentos outros por anos... É assim o trabalho na sala 132A.

21 fevereiro 2009

PT acompanha mudança tecnológica.

(O Franquelim esteve lá, e atento!)

PT acompanha mudança tecnológica
.


As novas tecnologias estão a mudar a sociedade actual e a PT faz parte deste processo de mudança. Para partilhar o que está a ser feito pela empresa ao nível das redes de nova geração, realizou-se no dia 20 de Fevereiro, no Fórum Telecom, um encontro entre a PT e representantes da comissão de trabalhadores e sindicatos

A sessão do dia 20 de Fevereiro insere-se num ciclo de reuniões entre a PT e representantes da comissão de trabalhadores e sindicatos. Os temas abordados nestes encontros focam a actividade da empresa, o que está a ser feito e desafios futuros. João Carvalho, director de Activos Humanos e Gestão de Talento, foi o responsável pela abertura da sessão de hoje que incidiu sobre as redes de nova geração.

As tecnologias de rede evoluem muito facilmente e a PT acompanha essa evolução lançando novos produtos e serviços, como é o caso do Meo, o serviço de televisão da PT, a TDT e no futuro a fibra óptica. Segundo Alfredo Baptista, administrador PT, é importante que as pessoas tenham a “percepção de que a evolução tecnológica obriga a um montante elevado de investimentos.”

Para além do investimento necessário, as novas tecnologias implicam a existência de capacidades e conhecimentos para traçar um caminho de sucesso. “Tem que haver um esforço de qualificação dos colaboradores e formação em novas áreas. É importante que toda a organização esteja disponível para trabalhar com novos processos”, acrescenta o administrador.

Durante a sessão foi abordado o impacto da evolução tecnológica na sociedade e no mercado das telecomunicações. “Tentámos partilhar e desmistificar o que são as redes de nova geração e por isso partilhámos aqui, de uma forma mais alargada, o que a PT tem vindo a fazer nos últimos anos neste âmbito”, explica Luís Alveirinho, Direcção de Planeamento e Implementação de Rede.

A sessão terminou com a apresentação dos desafios para a organização, ao nível das práticas de trabalho, da mudança estrutural e da própria atitude comportamental perante o cliente. Para Luís Alveirinho, é importante “passar a mensagem de que a empresa está a trabalhar no sentido de proporcionar a requalificação profissional e de conhecimentos que nos permita ter a confiança de que, no futuro, vamos continuar a manter e operar as redes com toda a qualidade com que o temos vindo a fazer.”

Estes encontros são necessários para manter o diálogo com a comissão de trabalhadores e com os sindicatos. “Os colaboradores são parte integrante e fundamental do sucesso. Se não existirem trabalhadores empenhados, determinados, com formação adequada e atitude positiva no dia a dia também não existe sucesso,” explica Luís Alveirinho.

Para o futuro a PT tem objectivos ambiciosos: melhorar a qualidade e oferecer maiores débitos no acesso móvel; sermos os melhores em fibra; evoluir na rede, desenvolver novos serviços e assegurar o futuro. Para isso contribui a união de todos os colaboradores em torno destes objectivos.

A opinião dos sindicatos foi unânime. Estas reuniões são importantes para que todos tomem conhecimento da situação da empresa em relação às redes de nova geração, na qual deve continuar a apostar.





Na Intranet em: http://ept.telecom.pt/PTIntranetSGPS/Canais/informacao/Destaques/reuniaoptsindicatoscomissaotrab.htm